Manobrador de Equipamentos Agrícolas

Manobrador de Equipamentos Agrícolas

Higiene e Segurança no Trabalho
São veículos, como quaisquer outros que circulam nas nossas estradas, mas por vezes não lhes damos a devida atenção. Quando nos cruzamos com eles, queremos apenas ultrapassá-los, uma vez que rolam a velocidades reduzidas. Falamos-lhe de tratores agrícolas e florestais e a quantidade de mortos em acidentes que provocam é de deixar qualquer um de boca aberta.

As máquinas e os tratores são responsáveis pela maioria dos acidentes de trabalho agrícola e florestal, sendo Portugal o segundo país da Europa com mais acidentes com tratores.

É importante melhorar diversos aspetos da atividade agrícola. Cada agricultor, bem com os seus colaboradores e familiares terão de ter a consciência que através de pequenos gestos rotineiros se poderão diminuir os riscos em várias áreas, nomeadamente na utilização de tratores, máquinas e ferramentas agrícolas e evitar que acidentes muito graves e doenças profissionais ocorram nas suas explorações.

Pequenos passos na segurança são essenciais para que se previna a ocorrência de acidentes e doenças profissionais.

O Enquadramento legal da utilização dos tratores agrícolas e florestais está no Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de Fevereiro – operadores habilitados (art.º 5.º) manutenção e verificações (art.º 6.º) e risco de capotamento (art.º 23.º).